sábado, 2 de agosto de 2014

Hoje é dia de Cupcake Bebe !! Cozinhando com a Ca #01 (Fotos + Receita )

Olha eu aqui de de novo !!
Não disse que vinha mais post hoje? Então vim fazer a entrega especial.
Passei boa parte do dia na cozinha. Fiz deliciosos cupcakes, que tecnicamente eram para ser vermelho, sabor Red Velvet.
Homenagem ao blog.

A receita eu peguei no Cozinhar é preciso. ( link da receita original aqui )
Vou postar aqui a receita e incluir as modificações que eu fiz. A receita original e de um bolo, eu incorporei para o cupcake.
Receita - Ingredientes:
2 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo peneirada (eu usei farinha de trigo integral e gostei bastante do resultado. Não modificou o gosto de maneira alguma)
1 colh. (chá) de fermento em pó
1 colh. (chá) de sal
2 colh. (sopa) de cacau em pó (usei nescau mesmo)
50 ml de corante alimentício vermelho ( aqui usei corante em pó rosa. É comprei errado)
1/2 xíc. (chá) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 1/2 xíc. (chá) de açúcar
2 ovos, em temperatura ambiente
1 colh. (chá) de essência de baunilha
1 xíc.(chá) de buttermilk*, em temperatura ambiente
1 colh. (chá) de vinagre branco
1 colh. (chá) de bicarbonato de sódio

*Preparo do Buttermilk (também conhecido como leitelho)
1. Adicione à 240 ml de leite integral ou semi-integral, 1 colher de sopa de vinagre branco ou sumo de limão. (usei o limão. E nessa parte e fundamental que o leite não esteja gelado. De preferencia temperatura ambiente. No meu caso a burra aqui misturou gelado, ai tive que esquentar poucos segundos no micro. Se o leite estiver gelado vai demorar muito mais a talhar. Já i limão eu espremi um inteiro, logo a baixo entenderam o por que.)
2. Mexa e deixe repousar cerca de 15 minutos, até que fique talhado.
3. Aplique na receita.


Preparo

1. Pré-aqueça o forno (180°C), unte e enfarinhe uma forma de bolo redonda de 28cm
2. Em uma tigela média, peneire junto a farinha de trigo, o fermento e o sal. Reserve.
3. Em uma tigela pequena, misture o corante vermelho e o cacau até formar uma pasta sem grumos. Reserve.
4. Em uma tigela grande, usando uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme leve e fofo (aproximadamente 3 minutos).
5. Bata os ovos, adicionando-os um por vez à mistura da manteiga.
6. Depois, acrescente a essência de baunilha e a pasta do corante + cacau.
7. Adicione 1/3 da farinha reservada, batendo bem. Em seguida, coloque metade do buttermilk.
8. Acrescente mais 1/3 da mistura de farinha e o restante do buttermilk, batendo bem para ficar bem homogêneo.
9. Termine adicionando o último 1/3 da mistura de farinha, batendo bem até perceber que não há mais grumos.
10. Em outra tigela pequena, misture rapidamente o vinagre e o bicarbonato de sódio. Essa mistura causará uma efervescência, não se assuste! Incorpore-a à massa do bolo.
11. Rapidamente, despeje a massa na assadeira untada e leve ao forno por aproximadamente 25 - 30 minutos.

Bom essa foi a receita do bolo. Agora vou colocar aqui a receita da cobertura e recheio. Que peguei em outro site que é esse aqui : Receita de Cupcake.
Ingredientes
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 50 gramas de açúcar
  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha
Instruções
  1. Coloque o creme de leite na tigela da batedeira e bata em velocidade alta até começar a encorpar
  2. Adicione o açúcar e a baunilha e continue batendo, em velocidade média, até obter o ponto chantili
A base que usei foi essa mais modifiquei, no final eu usei uma caixinha de creme de leite de 200 ml. O açúcar eu coloquei as 50 gramas mais acabei adicionando mais, não sei dizer quanto mais, por que não estava endurecendo, isso sempre experimentando para não ficar doce de mais.
baunilha coloquei duas colheres a mais.
Como aumentei a quantidade de açúcar eu pequei o que que sobrou do suco do limão que usei para fazer o Buttermilk e coloquei cerca de 3 colheres de chá para contrapor com toda a doçura.

Eu gostei bastante do resultado e o pessoal aqui de casa também. Essa receita rendeu 18 Cupcakes. acontece que as minhas formilhas eu tenho apenas seis que é de cupcake, para não colocar seis, mais seis e assim por diante eu peguei as forminhas de papel e coloquei em umas forminhas redondinhas de fazer tortinha.
aqui na foto da pra ver que a forma deles ficou diferente do convencional.
 
Agora quem é que resiste a essas duas coisas lindas devorando os cupcakes? eu é que Não resisto.
Espero que tenham gostado dessa receitinha deliciosa.

Xoxo, Carol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual a sua opinião a respeito?